Veja como implementar isso na sua empresa e fique por dentro de algumas dicas de temas
DDS na segurança do trabalho quais temas e como implementar?
O DDS na segurança do trabalho é uma espécie de protocolo que as empresas estabelecem em fábricas e ambientes operacionais, com o intuito de fortalecer a cultura de SST na companhia e entre os colaboradores.
Considerando que esse é um assunto cada vez mais em alta, as companhias começaram a buscar com mais frequência sobre o DDS, objetivando implementar no dia a dia da operação.
Se você quer saber o que é DDS ou até mesmo está em busca de novos temas para falar, então veio ao lugar certo. Confira as principais informações sobre DDS na segurança do trabalho.
DDS na segurança do trabalho: o que é e como implementar
Primeiramente, o que é DDS na segurança do trabalho? O DDS é o Diário de Segurança do Trabalho, sendo, na prática, uma reunião entre os colaboradores e que é conduzida pelo supervisor de Saúde e Segurança.
O intuito é trazer informações pertinentes que possam ser utilizadas no dia a dia operacional e até mesmo pessoal, sempre visando a segurança e saúde de todos os envolvidos.
Também é um ótimo momento para que haja uma troca entre os envolvidos. Os funcionários podem, por exemplo, fazer solicitações ao supervisor para itens que agreguem mais na segurança do trabalho.
Como implementar
O DDS é uma reunião bem rápida, que costuma acontecer entre 5 e 15 minutos.
Para isso, pode ser reservada uma sala, mas também é comum que os funcionários fiquem em uma roda. É um momento casual e não necessita de muita estrutura.
Outra dica é fazê-lo logo no começo do dia, antes de qualquer atividade começar.
O supervisor trará um tema diferente todos os dias e falará a respeito com os colaboradores. É interessante que no DDS na segurança do trabalho os funcionários se sintam muito à vontade para fazer contribuições.
Temas para usar no DDS na segurança do trabalho
Um dos grandes desafios do DDS é justamente encontrar temas para todos os dias. Afinal, trazer algo novo todo dia é realmente difícil e é preciso ser criativo, bem como muito antenado.
O ideal é que haja uma programação de temas, assim o supervisor não é pego de surpresa. A seguir você confere algumas dicas de temas que você pode incluir no DDS na segurança do trabalho na sua empresa:
Segurança do trabalho;
Uso de EPIs e EPCs;
Trabalho em equipe;
Dicas de produtividade;
DDS motivacional;
Brincadeiras no horário de trabalho;
Hábitos saudáveis;
Prevenção de doenças ocupacionais e ergonomia;
Setembro Amarelo, Novembro Azul e outros temas dos meses do ano;
Preservação do meio ambiente;
Ginástica laboral;
Atualidades;
Dicas para evitar ficar doente no período de gripe;
Limpeza industrial;
Assuntos descontraídos para começar bem o dia;
Higiene pessoal;
Exposição a substâncias perigosas;
Protocolos em cenários de emergência;
Cuidados com a eletricidade;
Primeiros socorros;
Revisão de equipamentos e ferramentas;
Análise Preliminar de Risco.
Conheça a Guruseg Franchising
O DDS é apenas uma das ações que podem ser tomadas para agregar mais saúde e segurança no trabalho.
Para investir de forma estratégica em SST, o ideal é contar com ajuda de profissionais no assunto. Além de cumprir tudo que consta na lei, sua empresa também usufrui dos melhores benefícios que a Segurança no Trabalho promove.
Quer saber mais sobre DDS na segurança do trabalho e como esse setor pode ajudar a sua empresa a crescer no mercado? Acesse o site da Guruseg Franchising e solicite seus serviços.